24 de abr. de 2012


Saiba como economizar espaço e deixar o ambiente confortável

Quem mora em um apartamento sabe que espaço é uma coisa fundamental para uma boa moradia. Ter um apartamento ou uma casa que não tenha tanto espaço, não significa que a decoração não possa ser de bom gosto e os móveis, bem distribuídos. É preciso pensar em uma maneira de organizá-los de forma que não prejudique a circulação dentro de sua casa. Para isso algumas dicas são fundamentais para ajudar na solução do problema.

Apostar em móveis com múltiplas funções é sempre uma alternativa bem-vinda. Móveis planejados também são uma ótima idéia, assim é possível adequar o tamanho do móvel ao espaço disponível em sua casa. Uma dica básica, e ao mesmo tempo essencial, é investir em prateleiras, nichos e cabides. Eles são funcionais, guardam apetrechos necessários e poupam o espaço do chão, já bastante ocupado pelos móveis da casa. Estantes com divisórias que permitem guardar livros e outros objetos também ajudam na organização.

A estudante de administração Gabriela Conti, 22 anos, mora sozinha em um apartamento no bairro Icaraí, em Niterói. Gabriela gosta de receber visitas em sua casa, por isso resolveu adaptar o espaço para acomodar os visitantes. “Na sala tenho sofá cama, quando recebo visita dá pra pelo menos duas pessoas dormirem nele. No quarto a cama é dupla, se vier muita gente pode ficar duas no quarto e duas na sala. A cozinha é americana, isso é bom porque o espaço sala-cozinha fica mais amplo. E o quarto de empregada transformei em escritório colocando armários fixos e montados a medida certa do espaço”, disse.

Mesmo com um espaço pequeno a estudante busca manter o apartamento organizado. “Acho que manter a organização é simples quando se mora sozinha. Faço uma faxina geral uma vez por semana e só, depois é só manter”, explicou Gabriela.

Na sala, um rack estreito é suficiente para guardar aparelhos eletrônicos. Dar preferência a mesinhas redondas que dará a sensação de livre circulação. Os pufes, totalmente modernos e versáteis, combinam com tudo e podem ser usados das mais variadas formas, porém bem distribuídos, evite colocá-los lado a lado.  Uma dica boa é acertar na hora de escolher um tapete que deve ser de acordo com as medidas da sua sala. Modelos com grandes dimensões podem encolher o ambiente.

Quem consegue organizar o apartamento mesmo com pouco espaço é a estudante de jornalismo Alice Muzy, 22 anos. Além da aposta nos móveis multifuncionais Alice acredita que as cores do ambiente também ajudam na hora de deixar o espaço amplo. “É possivel ter espaço sim. Procuro colocar móveis pequenos e que sejam multifuncionais, que tenham gavetas ou portas para guardar objetos e para nao deixar excesso de coisas expostas e ocupando espaço. As cores nos tons claros também funcionam, no meu apartamento, por exemplo, a maioria dos móveis são brancos o que deixa o ambiente mais leve e consequentemente com aparência mais aberta”, explicou.


Closets e armários de cozinha devem ter fechamento único externo, pois ocupam pouco espaço e possibilitam melhor visualização de roupas, acessórios e utensílios. Tente procurar modelos com portas de correr, que facilitam a abertura. Se sua família é pequena (composta por quatro pessoas), opte pela mesa de jantar pequena.

Tudo deve ser muito bem estudado antes de comprar um móvel. Se o espaço é pequeno é necessário evitar exageros. O essencial é economizar na quantidade de móveis e itens de decoração para o ambiente não ficar com ar pesado.

É difícil escolher os móveis, acomodar todos os itens necessários e, principalmente, deixar os ambientes confortáveis. Mas, acredite, com alguns truques básicos é possível deixá-lo do jeito que você sempre quis. O dedinho do pé agradece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui vocês podem comentar liberalmente o que pensam,expondo seus pontos de vista.