24 de abr. de 2012


Culinária e boa alimentação para o verão


            A correria do dia-a-dia leva as pessoas a comer também de forma corriqueira. A maioria trabalha fora o dia todo e tem dificuldades para estabelecer uma alimentação de qualidade. Por conta do curto espaço de tempo para as refeições, recorrem a alimentos industrializados e pouco saudáveis.
            No mês de Fevereiro o carnaval é ainda mais um agravante para manter bons hábitos alimentares.

            Hidratando o organismo

             “Água de coco, bastante água mineral, sucos de frutas frescas, de preferência tudo bem gelado, para amenizar o mal estar que o calor causa”. Essa é a dica da professora de gastronomia Márcia Duncan, 52 anos, para se agüentar a maratona de blocos e festas carnavalescos. “Muita água, mesmo para quem beber bebidas alcoólicas. Evitar carnes gordurosas, molho branco , manteiga, salame, presunto, pois prejudicam a digestão fazendo com que ela fique mais longa”, afirma Márcia.

            Para Zé Afonso, 29 anos, e há 12 anos chefe de cozinha, a alimentação saudável deve fazer parte de qualquer cardápio, inclusive no carnaval. Ele sugere sanduíches, tipo “Wraps” de frango grelhado, que leva alface, creme cottage, parmesão, ao molho Caesar. Opção de alimentação saudável e que pode ser feita de forma rápida, pra quem não tem muito tempo. Outra indicação do chefe é um mix de folhas de fácil preparo: rúcula, agrião, tomate seco, queijo branco, palmito e o molho bem leve de mostarda e mel, composto de azeite extra virgem, mostarda e mel batidos no liquidificador. Depois acrescentados à salada.

- Foto: da salada do chefe de cozinha Zé Afonso


            A chefe de cozinha, há 10 anos, Ethienne Veiggiano, 35 anos, é adepta a “regra” de comer de 3 em 3 horas, o que muitos médicos aconselham.  “Mesmo no carnaval, eu carrego na bolsa barras de cereais, castanhas, damasco, amendoim”, conta Ethienne.        
            Mas para quem tem um pouco mais de tempo e se preocupa com os alimentos ingeridos, vale a pena anotar mais uma receita de salada, indicada pela chefe: Frango desfiado, milho, cenoura ralada, fatias de maçã, broto de feijão e queijo branco. Levando molho a base de iogurte natural, com pouco sal, suco de limão e creme de leite.
            Para petiscar com bebidas alcoólicas como cervejas, ela sugere lula a dorê, e peixe frito. “Para acompanhar um risoto de frutos do mar, vinho branco ou uma limonada suíça. Dependendo da hora do dia e pra onde se vai depois”, explica.
           
           

- Box com receita e modo de preparo de salada da professora de gastronomia Márcia Duncan


Salada Caprese:

Para 4 pessoas:

Ingredientes:

·        300 gr de muçarela  de búfala
·        2 tomates
·        6 folhas de manjericão lavadas
·        azeite de oliva a gosto
·        sal a gosto

Para o pesto

·        2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco
·        2 dentes de alho
·        3 colheres (sopa) de pinolis ou de nozes sem casca picadas
·        1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
·        1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

 Modo de preparo:

            Para a salada

            Numa tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite. Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Reserve.
            Corte também os tomates em fatias de 0,5 cm. Transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo enquanto prepara o molho.
            Na hora de servir, faça uma pilha alternado 4 fatias de tomate com 4 fatias do queijo em cada prato. Entre as fatias, espalhe um pouquinho de molho pesto. Decore com as folhas de manjericão e sirva a seguir.
            Se preferir, arrume as fatias numa travessa, formando uma escama.
            Decore com as folhas de manjericão e sirva o molho à parte.

            Para o pesto

            Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara.
            Lave as folhas de manjericão e descasque o dente de alho. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.
            Se preferir, triture os ingredientes no pilão. Comece batendo o alho com os pinolis, acrescente o manjericão, em seguida, o queijo e, por último, o azeite. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e conserve num vidro esterilizado com um fio de azeite por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui vocês podem comentar liberalmente o que pensam,expondo seus pontos de vista.