24 de abr. de 2012


Acarajé, praia e axé. Esses são alguns dos destaques da Bahia de Todos os Santos. A terra de Ivete Sangalo é recheada de beleza e cultura. Mas, a Bahia não é só praia e axé. Há toda uma história por traz desse paraíso, pois foi na região de Porto Seguro que a história da colonização sul americana começou. Salvador foi a primeira capital do Brasil e é o maior estado em extensão territorial do nordeste brasileiro. Além de história e tradição, a Bahia é conhecida por sua beleza. Confira alguns dos lugares ideais para visitação.
CHAPADA DIAMANTINA - A Bahia tem praias e pontos turísticos famosíssimos no Brasil e no mundo. A Chapada Diamantina, por exemplo, reúne vários atrativos. São natureza e cultura misturada no coração do estado. A Chapada Diamantina é o local perfeito para quem está em busca de paz e tranqüilidade. O local reúne Campos floridos e planícies verdes que ocupam um longe espaço mensurado em 38.000 km², compondo imensos paredões, desfiladeiros, grutas, cavernas, rios e cachoeiras. A Chapada Diamantina soma grande diversidade de fauna (animais) e flora(vegetação). São vários tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras. Além de algumas espécies de animais como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, gatos selvagens, capivaras, cobras e pássaros.
LAGOAS DO ANDARAÍ - As Lagoas do Andaraí também são lugares que precisam ser visitados pelos turitas que vão para a Bahia.  São várias lagoas interligadas, com águas tranquilas que causam paixão aos visitantes. Como a Chapada Diamantina, o local também oferece uma vasta diversidade de fauna e flora. Nas lagoas é possível encontrar peixes, aves, jacarés, lagartos todos vindos da Bacia Amazônica. Ou seja, um paraíso ainda intocado pelo homem. Outra característica importante são as chamadas vitórias-régias que embelezam o local.
TOCA DA ESPERANÇA - A Bahia não é cercada apenas de belas paisagens, também é recheada de história e tradição. A Toca da Esperança é o sítio arqueológico mais antigo das Américas. No local, foi encontrado um Chopper, ferramenta primitiva usada para cortar e amassar alimentos há cerca de 300 mil anos. O museu é freqüentado por estudantes, pesquisadores e turistas. O acervo reúne uma antiga urna funerária com fotos e textos que contam a história da passagem da Coluna Prestes pela cidade.
TRILHA DO CABOCLO - Para os esportistas o local ideal para conhecer é a Trilha do Caboclo. Para seguir a trilha é preciso fazer um roteiro. O local é recheado de paisagens nativas, rios, cachoeiras e monumentos históricos. Ao todo são três dias de caminhada em meio a montanhas, riachos e muita natureza.
COSTA DO DENDÊ – O local fica entre a foz do Rio Jaguarupi e a Baía Camamu. A Costa do Dendê tem 115 Km de litoral que abrange não só praias como  rios, cachoeiras, restingas, costões rochosos, nascentes, lagoas, manguezais e estuários. As praias possuem águas claras e quentes e varias formações de recifes e corais. O nome Costa do Dendê é proveniente da grande plantação de dendê (um dos principais ingredientes da culinária da Bahia). Esses são alguns dos locais visitados da Bahia. Um estado cheio de beleza e vitalidade. O site do Governo do Estado da Bahia indica locais para comer, visitar e se hospedar.




CULINÁRIA NA BAHIA – A comida na Bahia costuma ser muito apimentada e forte. É o caso do Acarajé, que é muito conhecido. Quando fala-se em Bahia, é automático lembrar do acarajé. Na receita usa-se feijão fradinho, cebola, azeite-de-dendê e sal. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá ou salada. No Rio de Janeiro é difícil encontrar lugares que vendam o acarajé, mas se houver procura ainda é possível achar mulheres vestidas de branco, com os tabuleiros nas grandes cidades, vendendo a comida caliente.
“Já comi caruru, vatapá, acarajé, xinxim de galinha, sarapatel e gostei muito. Apesar de ser muito forte por causa do azeite de dendê, comeria sempre. É deliciosa, calórica e muito pesada. Mas, é uma delícia”, contou a professora Karine Félix Delmondes, 34 anos. Outro prato tipicamente baiano é o caruru. É utilizado como comida feita para rituais de cadomblé. O vatapá também é muito comido na Bahia. É um prato que contém farinha de rosca, fubágengibrepimenta-malaguetaamendoim, castanha de caju, leite de cocoazeite-de-dendêcebola e tomate

RELIGIÃO – Há mais de 365 igrejas católicas somente em Salvador. Há também muitos terreiros de pais e mães-de-santo, ou seja, o candomblé tem forte influencia no estado. Os santos são muito cultuados na Bahia e há um enorme respeito entre as religiões. É possível encontrar várias demonstrações de fé nas praças e ruas, onde há misturas de rituais católicos e de candomblé. As danças são típicas da África.
FESTAS POPULARES – Não precisa ter data especial para ter festa na Bahia. Além do carnaval que anima toda a Bahia em fevereiro, há também festas religiosas como Lavagem do Bonfim, Festa do Senhor dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição das Praias. As manifestações folclóricas também chamam muito a atenção como a capoeira, maculelê e o samba-de-roda.
Mesmo com todas as festas populares que alegram a Bahia, uma em especial atrai todos os anos inúmeros turistas, não só do Brasil como do mundo. Estamos falando do Carnaval. Com o passar dos anos a festa popular se tornou maior e mais elaborada. Já contou com presenças de cantores e bandas famosas como Banda Eva, Araketu, Ivete Sangalo e Chiclete com Banana.  O carnaval na Bahia é talvez o mais animado do Brasil, com micaretas que arrastam milhares de pessoas.


 PERSONALIDADES BAIANAS – A Bahia conta com diversas pessoas que marcaram a história. Uma delas é a cantora e compositora Ivete Sangalo. A cantora de 39 anos nasceu em Juazeiro e ganhou fama não só no Brasil como no mundo com suas músicas no ritmo do axé, Típico da Bahia. A musa já vendeu mais de 14 milhões de CDs em carreira solo. Outra diva da música é a cantora Daniela Mercury que também é baiana. Nascida em julho de 1965 a bela é considerada a precursora do ritmo axé no Brasil. Fugindo um pouco do axé e migrando para o rock é possível visualizar a também a cantora Pitty. A roqueira de 34 anos nasceu em Salvador e passou a maior parte da infância em Porto Seguro, também na Bahia. Pitty já vendeu mais de três milhões de discos.  Fugindo um pouco do mundo da música podemos destacar uma das mais belas e bem pagas modelos do mundo, Adriana Lima. Mesmo com ascendência francesa, portuguesa,  japonesa e caribenha, Adriana nasceu na Bahia, especificamente em Salvador. A bela jovem já foi considerada a quinta modelo mais bem paga do mundo em 2004. Ela é casada com Marko Jarić, jogador de basquete da Sérvia.

A Bahia de Todos os Santos é um lugar recheado de belas e talentosas mulheres. É cheia de prazeres, cultura e magia. Viva a magia da Bahia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui vocês podem comentar liberalmente o que pensam,expondo seus pontos de vista.